“Proteger a pele é proteger a saúde” é o slogan de 2024 da Campanha Dezembro Laranja

O Grande Expediente da Sessão Plenária  recebeu a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraná, doutora Márcia Sacoman Kszan, convidada do deputado Anibelli Neto (MDB) para o lançamento da Campanha Dezembro Laranja de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença.

A iniciativa tem como objetivo levar esclarecimentos à população sobre o câncer de pele, o tipo mais comum de câncer entre os brasileiros, que representa 32% de todos os diagnósticos da doença.

O autor da Lei, deputado Anibelli Netto (MDB) contou sobre a campanha de prevenção. “Esta campanha já é uma tradição aqui desde 2016, com a publicação dessa lei. Nós temos a parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia para trazer alguém para que possa, com seus conhecimentos, atualizar números e informações sobre essa doença.

Esse ano foi diferenciado porque a doutora Marcia foi muito feliz quando destacou a importância de proteger a população. Por exemplo, a questão do bronzeamento artificial, é um encaminhamento necessário de regulamentação.

Precisamos levar para o nosso governador a solicitação para que diminua os impostos do protetor solar, para que mais pessoas tenham acesso a compra do produto. São pontos específicos que vão nos ajudar a combatermos essa doença que continua sendo o maior número de casos de câncer, superando o câncer de mama e de próstata”.

A “Campanha Dezembro Laranja” foi criada Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e tem como objetivo informar a população sobre a prevenção da doença. O slogan da campanha de 2024 é “Proteger a pele é proteger a saúde”.

Estatísticas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Paraná deve registrar 9.690 novos casos de câncer de pele em 2024, sendo 610 melanomas e 9.080 não melanomas. O câncer de pele é o tipo de neoplasia mais comum no Brasil, representando 32% de todos os diagnósticos oncológicos. No Paraná, o estado ocupa o segundo lugar no país em incidência de câncer de pele, atrás apenas de São Paulo.

Gostou? Compartilhe: