Cerveja sem álcool faz bem à saúde?

Presente em festas, passeios e naquele bom e velho churrasco, a cerveja não sai da mesa dos brasileiros. Mas, diante dos prejuízos à saúde que o teor alcoólico dessa bebida pode causar, a cerveja sem álcool vem sendo consumida como uma alternativa mais saudável por algumas pessoas. Mas será que é isso mesmo?

Apesar do nome, a cerveja sem álcool pode, sim, possuir teor alcoólico, mesmo que baixo. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a bebida pode ter até 0,5% de álcool em volume.

Por conta disso, não é recomendado que grávidas, pessoas com alcoolismo, crianças e pets consumam a bebida.

Além disso, outros benefícios da cerveja sem álcool são: ter menor quantidade de calorias (entre 50 a 70 calorias por latinha), ser fonte de antioxidantes e pode ser utilizada como um isotônico natural.

É óbvio, mas merece ser reforçado. A cerveja sem álcool – que pode ter até 0,5% de teor alcoólico – reduz os riscos que o consumo de álcool gera na saúde, como: cirrose, hepatite alcoólica, aumento do risco de câncer (principalmente câncer de boca, esôfago e fígado), problemas cardiovasculares (hipertensão e insuficiência cardíaca) e transtornos psiquiátricos (depressão e ansiedade).

— Foto: Freepik

Gostou? Compartilhe: