Padrasto e namorado de adolescente morrem afogados após pularem em cachoeira no Litoral do Paraná para salvá-la

Um homem de 35 anos e um adolescente de apenas 14 anos morreram afogados em Morretes, no Litoral do Paraná, na tarde desta quinta-feira (2). A tragédia aconteceu na Cachoeira Jajá. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma adolescente caiu na cachoeira e na tentativa de salvá-la, o namorado e o companheiro da mãe da adolescente entraram na água. A adolescente conseguiu sair, mas o padrasto e o namorado se afogaram e morreram no local. A família é de Curitiba.

 

Por volta das 18 horas, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foi acionado via telefone de emergência (193) para atendimento da ocorrência. Foram designados para o atendimento diversas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná: Tático Móvel, Ambulância, Oficial de Área do 8° Batalhão de Bombeiro Militar e Oficial de Praia, que atende Morretes e Ilha do Mel. Além de contar o apoio médico da Concessionária EPR Litoral Pioneiro.

 

A aeronave do BPMOA foi acionada, no entanto, por razão de mal tempo não conseguiu se aproximar para pouso. Foram realizadas técnicas de mergulho livre e com equipamento autônomo de mergulho.

 

Vítimas de afogamento submersas há 20 minutos

Até a chegada da primeira equipe do CBMPR no local, as vítimas já estavam submersas há 20 minutos. Após a chegada da equipe, em apenas 10 minutos de operação, ambas as vítimas foram encontradas no vórtex da cachoeira. Foram realizadas as manobras ressuscitação cardiopulmonar, no entanto, não lograram êxito, sendo declarado óbito de ambas as vítimas no local.

 

O local da ocorrência ficou sob responsabilidade da Polícia Cívil para as medidas pertinentes.

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná orienta que em casos de afogamento o socorro seja feito com o imediato acionamento do CBMPR via telefone de emergência 193 e que seja jogado material flutuante ou uma corda para a vítima. O atendimento ao afogado sem técnica e sem equipamentos pode vitimar mais pessoas.

 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, no momento do acidente chovia muito. E possível que eles tenham sido afetados por uma “cabeça d´água´. O fenômeno é uma enchente repentina que acontece exclusivamente em rios e cachoeiras, causada por uma sobrecarga de água que desce da cabeceira, os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá.

 

Dez mortes

A temporada deste ano tem sido bastante perigosa no litoral do Paraná. Desde o dia 14 de dezembro, quando começou a Operação Verão com o funcionamento dos Guarda-Vidas nas praias, oito pessoas morreram afogadas. Com as duas mortes desta quinta na cachoeira, agora são 10 mortes.

 

Mais cedo, jovem se afogou em Pontal do Paraná

Mais cedo, um jovem, de 18 anos, se afogou. Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, a vítima se afogou no balneário Grajaú, em Pontal do Paraná, no Litoral do Paraná.

 

A equipe do posto de guarda-vidas fez a retirada do jovem do mar. A vítima foi retirada de dento da água inconsciente. Após receber massagem cardíaca e respiração mecânica durante 27 minutos, o jovem foi encaminhado em estado gravíssimo (grau 6) para o Hospital Regional do Litoral.

 

O jovem mora em Curitiba e estava acompanhado de familiares para passar a virada de ano no Litoral e comemorar seu aniversário.

 

Foto: Corpo de bombeiros

Gostou? Compartilhe: