As festas de fim de ano costumam gerar mais demanda aos bancos de sangue. Nas últimas semanas, a Secretaria Estadual de Saúde tem apelado à população para que façam doações nos Hemonúcleos espalhados pelo Paraná. Em Francisco Beltrão, a campanha ganhou o reforço de Sérgio Jonikaites, conhecido como o Papai Noel do Sudoeste.
Trajado de bom velhinho, Sérgio compareceu ao Hemonúcleo para fazer os exames necessários e depois doar sangue. “Convido a todos que podem doar, que se cadastrem. Muita gente precisa a todo momento e o Hemonúcleo é o local preparado pra receber essa doação, especialmente neste período do Natal, em que as pessoas se gostam mais e doar sangue é um gesto de alimentar o amor à vida.”
De acordo com Fábio Ebert, diretor do Hemonúcleo, o estoque em Beltrão foi bem abastecido para as próximas semanas, graças ao empenho dos doares. Ele disse que a presença do Papai Noel é uma ferramenta para atrair mais pessoas. “Foram mais de 6 mil doações em 2024”, comemora.
Entre os requisitos para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e bem alimentado.
Exceto entre hoje, amanhã e quinta, além de 1º e 2 de janeiro, nas demais datas o Hemonúcleo estará recebendo interessados em doar sangue.
Foto: Juliam Nazaré.