Último final de semana de 2024 deve ser chuvoso em todo o País, diz meteorologia

O último final de semana de 2024 pode ser com chuva em várias partes do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir de sexta-feira (27) está prevista muita chuva na parte central do país, com destaque para a região Sudeste. Entre a noite de quinta (26) e sexta (27), um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se configura no país.

“A ZCAS é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, que podem causar impactos à população”, explicou a meteorologista do Inmet Maitê Coutinho.

“As áreas de ocorrência de chuvas mais significativas serão aquelas em que a ZCAS atuar, ou seja, desde o sudoeste da Amazônia, cruzando as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, até o Oceano Atlântico. Atenção especial para o Sudeste, onde poderão ocorrer impactos à população nos próximos dias, já que a ZCAS pode atuar até a próxima segunda-feira”, completou.

Já na Região Sul, entre os dias 26 e 27, áreas de instabilidade se formarão, com possibilidade de chuva isolada no Paraná e no extremo sul do Rio Grande do Sul. No sábado (28), a tendência é de tempo firme no interior da região, com possibilidade de chuva isolada no litoral. No dia 29, as chances de chuva diminuem, mas ainda persistem entre o litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Como fica o tempo no Paraná neste final de semana

 

Nesta sexta-feira a instabilidade diminui na maior parte do Paraná. Ainda fica com muitas nuvens entre o norte, Campos Gerais e o leste do estado, setores onde não se descarta ocorrência de chuvas ocasionais. No noroeste, oeste, sudoeste e no centro-sul o tempo fica estável, com temperaturas elevadas à tarde.

No sábado (29) poucas mudanças nas condições do tempo no Paraná. Na maior parte do interior do estado o sol predomina e aquece bastante. Entre o oeste e o noroeste paranaense as temperaturas passam facilmente dos 30°C.

Nos Campos Gerais, Grande Curitiba e no litoral a nebulosidade continua mais presente, pois os ventos favorecem o ingresso de umidade do oceano. Nestes setores há possibilidade de chuvas, mas de forma bem ocasional.

(Foto: José Cruz/ABr)

Gostou? Compartilhe: